2.6.05

O sódio e o espanto do mês

Todos sabemos que o consumo excessivo de sódio é um dos grandes problemas na alimentação dos Portugueses, que sofrem as suas consequências, entre elas a hipertensão e o AVC. Façam agora um teste. Comprem um pacote de batatas fritas e um pacote de cereais de pequeno almoço tipo "corn-flakes" com rotulagem onde esteja indicada a composição em sódio. Analisem a quantidade de sódio. O resultado será espantoso. A quantidade de sódio presente em algumas gamas de cereais de pequeno almoço ultrapassa ou iguala as de algumas batatas fritas de pacote. No entanto a publicidade e os profissionais de saúde incitam ao consumo destes cereais e desaconselham o consumo de batatas fritas como algo de prejudicial para a saúde, em especial das crianças. A repensar a nossa estratégia actual de comunicação. Urgente.

4 comentários:

MMM disse...

Não fazia a mínima ideia disto!
Logo faço um post no meu blog... ;)
*MMM

Anónimo disse...

Esta notícia só nos faz ter a certeza do quanto é importante conhecer a constituição dos alimentos. As nossas recomendações e, saber "aconselhar" são muito mais sérias do que se pensa! E o mais importante: não se tinha notado isso anteriormente? A saúde pública deve tomar as rédeas do esclarecimento da constituição dos alimentos que consumimos!!!

Anónimo disse...

e o açucar?? já repararam que as papas têm todas sacarose.. algumas mais de 20%... lá está, a induzir a obesidade a partir dos 4 meses de idade...

Joana Pinheiro e Luísa Álvares disse...

Penso que é urgente repensar a forma de comunicar. Afinal de contas, se conseguirmos transmitir as nossas ideias para o público de forma clara e simples é muito mais fácil que para álem da nossa mensagem ser recebida ela seja também entendida e interiorizada em certos casos.