20.6.05

Nós os Media

Agradeço ao Fernando Zamith a chamada de atenção para o resumo de "Nós, os Media", de Dan Gillmor, feito por Daniela Bertocchi no seu observatório. Os nossos bloguinhos não são o início desta nova forma de pensar ?

"O jornalismo do futuro começa no passado 11 de Setembro. Em Nós, os Media (Editorial Presença , Lisboa, 2005; 15 euros), o jornalista norte-americano Dan Gillmor afirma que essa ruptura temporal entre passado e futuro jornalístico deflagrou-se precisamente no momento em que pessoas comuns apropriaram-se de diversas ferramentas comunicacionais disponíveis no ciberespaço e, por meio delas, começaram a produzir as suas próprias notícias.

Em outras palavras: a transformação do jornalismo de hoje para o jornalismo do amanhã deu-se quando, em um momento único e crítico da História, a tecnologia estava lá para qualquer um vestir o figurino do jornalista e relatar o acontecimento. Entramos, naquele momento, na era em que "nós somos os media".

O ex-jornalista do San Jose Mercury News, em Silicon Valley, e hoje blogueiro do famoso Grassroots Journalism , Gillmor acredita que o desdobramento do fenômeno do 11 de Setembro está sendo o diálogo concreto entre público, jornalistas e fontes – algo impensável em épocas anteriores. Começamos a experimentar, cada vez mais, a notícia como "seminário". No lugar da lição de escola unidirecional, uma troca de idéias.

Nesta nova era do jornalismo – de um jornalismo mais cívico e democrático – o autor espera que os comunicadores dos big media comecem a se mexer para acrescentar o conhecimento dos leitores em suas matérias. Os leitores, por sua vez, aprendam a se integrar no processo jornalístico. As fontes se apropriem de novas formas para fazerem chegar as suas mensagens. Como resultado, e em tom de previsão, ele nos fala que a linha divisória entre produtores e consumidores tenderá a atenuar-se. E a rede de comunicações irá se tornar um meio para dar voz a qualquer pessoa(...)"

Sem comentários: