13.6.05

Em Defesa dos Sentidos

Em Defesa dos sentidos é uma interessnte crónica para adultos publicada no LiberalLibertárioLibertino. Aqui fica um excerto:

"A supervalorização da visão levou o Ocidente a uma vida sensorial extremamente pobre. A maioria das pessoas que conheço, por exemplo, é tristemente incapaz de sentir a maioria dos cheiros. (...)

Vegetarianos cheiram tão diferentes de carnívoros que não consigo acreditar que ninguém mais consiga diferenciá-los pelo odor. Outra diferença marcante é entre pessoas com dietas mais protéicas e mais baseadas em carboidratos. Percebi isso em minha primeira viagem à Buenos Aires, capital da nação que mais consome carne per capita do mundo. Demorei até conseguir identificar e isolar o cheiro mas agora já consigo reconhecê-lo em qualquer um fazendo a dieta do Dr Atkins, por exemplo.

O cheiro de uma dieta de carboidratos é muito mais suave e requer uma dieta pesada de carboidratos. Experimentei-o pela primera vez, por acaso, também no exterior, no Chile, em uma filha de dono de trattoria que comia massa em todas as refeições. Naturalmente, quando o senti pela primeira vez, não sabia que era cheiro disso: achava que era o cheiro dela. E era, claro. Mas depois reconheci-o outras pessoas em outras pessoas que viviam à base de pão e massa."

Sem comentários: