16.6.05

Arte e divulgação da ciência

A divulgação das questões nutricionais e alimentares nos media obedece a determinadas regras. No entanto, o engenho e a sensibilidade para a comunicação têm, provavelmente, uma grande influência na recepção da mensagem. A escritanamesa é arte ou é ciência? Ou esta dicotomia é impossível? Concorda com o texto do Alex Castro?

"A Utilidade Desvirtua a Arte

Só o artista sabe que sua atividade é 100% inútil. Ou deveria ser.
Quanto mais útil a arte, menos arte ela é. A arte não pode servir a nenhum propósito, seja provar uma teoria filosófica, defender um governo ou mesmo socorrer uma pobre classe social oprimida. Não faz diferença.
A utilidade desvirtua a arte. O que distingue a agricultura da ópera é que uma é absolutamente vital para a nossa sobrevivência; a outra, nem um pouco.
Na verdade, as pessoas têm razão. Se, de repente, todos os peões de obra, enfermeiros ou caixas de banco sumissem, a sociedade iria virar um caos.
Mas se todos os artistas e derivados (críticos de arte, professores de literatura, etc) sumissem, nada de mais aconteceria.
Sem os lixeiros, depois de amanhã não conseguiríamos nem transitar nas ruas. Sem todos os artistas plásticos, haveria apenas mais espaço nos pedestais das praças.
Somos artistas porque somos inúteis. Estamos fora da cadeia produtiva da sociedade e temos orgulho disso."

2 comentários:

Anónimo disse...

"Somos artistas porque somos inúteis. Estamos fora da cadeia produtiva da sociedade e temos orgulho disso."

Não podia deixar passar: grande frase!

Anónimo disse...

Só o nada é 100% inútil.
Logo, arte não existe!

(... até a arte, mesmo quando totalmente incompreendida, foi útil ao seu criador, no momento da sua criação).