30.3.04

Hospital de S. João com ligação a galeria comercial

Notícia retirado do interessante Jornalismoportonet
um jornal digital de alunos da UP


"A cidade do Porto tem mais uma galeria comercial, o Campus São João. É um projecto inovador e a originalidade reside no facto de a galeria ter ligação directa ao hospital de São João. (...) Ontem, em dia de inauguração do espaço, Vítor Ruivo, presidente do Conselho Administrativo da Mundicenter, realçou que esta galeria tem um conceito diferente dos demais centros comerciais, pois “tem clientelas muito específicas”. Por um lado, dirige-se aos estudantes do pólo universitário da Asprela e, por outro, a todos que trabalham ou frequentam o hospital, que tem ligação directa à praça da restauração do Campus São João.
O administrador do Hospital São João passou em revista os problemas que estiveram por trás da construção do edifício e que levaram a que tivesse “um parto algo longo e difícil”. Segundo Mário Carvalho, as dificuldades resultaram da “originalidade do projecto” e da “difícil articulação da iniciativa pública com a iniciativa privada”.

Um breve comentário:

A partir de hoje os futuros licenciados da Universidade do Porto poderão passar a relembrar os bons velhos tempos de estudante passados na praça de fast-food deste centro comercial em pleno hospital. A sua cultura alimentar sairá enriquecida. A sua saúde sairá fortalecida. Mente sã em corpo sadio fruto do "investimento público" em articulação com o privado, zelando pelo bem estar dos futuros decisores deste país. Estes...aprenderão a comer com as mãos, com talheres de plástico, a conversar pausadamente de questões relevantes em ambiente calmo e sossegado e com um pouco de sorte ainda receberão brindes de peluche e jogos da Disney em cada visita. Paralelamente poderão observar as mães das crianças obesas que foram observadas na consulta de nutrição a oferecer um menú infantil (com pouco ketchup) aos seus rebentos que se portaram muito bem. Uma autêntica lição viva de cultura e promoção da saúde em ambiente hospitalar e universitário (muito procurado diga-se de passagem).

Sem comentários: