17.5.05

Obesidade infantil - Outra vez

Realizou-se ontem uma interessante conferência sobre obesidade infantil que triplicou entre nós desde 1980. Os dados são aparentemente muito preocupantes. A DECO e a comissão organizadora deste encontro do qual fiz parte propõe algumas medidas parta combater a obesidade. A saber:

Um dúzia de medidas para combate à obesidade infantil

1.Desenvolver acções articuladas (campanhas informativas, sessões de esclarecimento, brochuras, conteúdos on-line, kits pedagógicos) que promovam junto da população uma alimentação mais saudável e estilos de vida mais activos para combate à obesidade infantil;

2.Os programas escolares devem aperfeiçoar a abordagem alimentação/saúde numa perspectiva prática.

3.Deve ser definido o perfil nutricional dos alimentos e bebidas disponíveis nos bares e cantinas da escola que não devem promover e/ou vender alimentos hipercalóricos.

4.No ambiente escolar, deve ser limitada a presença de máquinas de venda, podendo estar presentes quando disponibilizem apenas determinados alimentos dentro do perfil nutricional definido.

5.Os alunos devem ser envolvidos na escolha das ementas das cantinas escolares, de forma a melhorar a sua aceitação em relação às ementas oferecidas.

6.No ambiente escolar, todas as escolas deverão disponibilizar bebedouros públicos gratuitos que devem ser mantidos em boas condições.

7.No ambiente escolar, os espaços de recreio e desporto devem estar sempre abertos (mesmo em períodos não lectivos, férias e fins de semana), com a existência de materiais diversificados e com o apoio e supervisão de professores/monitores/auxiliares de acção educativa.

8.A publicidade dirigida às crianças, durante o espaço da programação televisiva não pode promover produtos alimentares ricos em açúcar, gordura e sal.

9.A indústria alimentar e a restauração devem ser obrigados a reduzir os níveis de gordura, sal e açúcar, presentes nos produtos alimentares e refeições destinadas a crianças.

10.Promover uma política educativa que estimule a participação de crianças e jovens em actividades desportivas e de ar livre.

11.A cidade deve prever a existência de espaços de jogo em áreas residenciais novas ou reabilitadas.

12.Na cidade deve existir zonas pedestres, ruas fechadas ao trânsito e ciclovias comunitárias para todos os residentes;

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que ideias e medias como estas estão a ser edificadas. Mas para quando? E financiamento para tudo isto? E legislação? Será que se está mais uma vez a falar para o ar ou que ideias excelentes irão para o fundo da gaveta?

Anónimo disse...

"Estaremos também nós a fazer tudo o que está ao nosso alcance?" Excelente questão! Acho que podemos refletir sobre o nosso papel nesses acontecimentos e acredito que ideias muito boas e criativas surgirão! como os nossos colegas na Madeira! Acho que este é o espírito que devemos ter. Ás vezes é muito fácil criticar quando não se fez nada para ajudar ou melhorar...