2.5.05

Muniz Sodré

Gostei muito da entrevista de Muniz Sodré na Pública de 1 de Maio. Sociólogo brasileiro e teórico da comunicação, deixou algumas pistas de reflexão e vontade de ler a sua obra. A aprendizagem da alimentação de qualidade através do sabor e do conhecimento é uma aprendizagem lenta que exige muita paciência e perspicácia de quem comunica sobre estes temas. Aqui ficam dois excertos da entrevista:

" Tudo é muito curto e efémero, no nível profissional, familiar e amoroso. Tudo é muito fugaz, inclusive a emoção e o sentimento. A informação em excesso é como a metástase do cancro. Não se consegue concentração, tempo de reflexão. Todos os mecanismos de sociabilização demorados são incómodos."

" É preciso compreender a palavra afecto na sua magnitude. Afecto significa mobilização de emoção. A emoção é acrítica, se você me agride eu fico emocionado e revido. Já o sentimento, exige reflexão e pausa. A esfera mediática convoca a emoção porque precisa dela para mobilizar audiências, mas fora dela as pessoas têm dificuldade em se entregar ao sentimento. Temos de ter uma sensibilidade lúcida para conseguir ultrapassar a emoção e chegar ao sentimento."

Já agora, a nosso relação (como nutricionistas) com os alimentos é feita de emoções ou de sentimentos ?

Sem comentários: