4.4.04

BSE: Sistema português de identificação de bovinos sem aprovação de Bruxelas

Notícia da Lusa no Público on-line de Domingo:

"O sistema de identificação de bovinos português, criado na sequência do combate à encefalopatia espongiforme bovina (BSE), funciona há mais de quatro anos sem ter sido aprovado pela Comissão Europeia, revela o bastonário da Ordem dos Veterinários.
(...) O Sistema Nacional de Identificação e Registo de Bovinos (SNIRB), criado pelo governo socialista, é uma base de dados onde devem ser introduzidos todos os passos do animal, desde o seu nascimento até ao prato do consumidor. "O SNIRB é uma base de dados que deveria estar aprovada pela União Europeia. Não está porque a Comissão não considera que existam condições para a aprovar e tem havido visitas frequentes de peritos", comentou o bastonário Cardoso Resende."

Esta notícia deverá (deveria) ser comentada na segunda-feira pelo Ministério da Agricultura (MA) mal este abra as portas, às 9.00 da manhã. Ou talvez não. Vamos esperar... e ver como o MA vai lidar do ponto de vista mediático com este ataque (mais um) à confiança dos consumidores no sistema.


Sem comentários: