1.2.04

O nosso objectivo é fazer uma crítica construtiva à escrita sobre nutrição nas revistas e jornais que se publicam em Portugal. Neste projecto estão envovidos vários grupos de pessoas, todos estudantes do ensino superior, com interesse pelas ciências da nutrição. Estes grupos irão manter activos espaços de crítica até pelos menos Junho de 2004. Os endereços serão divulgados em breve. Depois desta data logo se verá.

A primeira questão a debater é o que entendemos por crítica construtiva.
Pretende-se rigor científico. Esse critério é relativamente simples, apesar de nem sempre a ciência ser a preto e branco.
Pretende-se clareza. Ser claro significa passar a mensagem de forma simples e acessível a todo o público alvo. Bem sabemos que aqui a coisa torna-se mais difícil de avaliar. Tentaremos ser justos.
Pretende-se consistência. As ciências da nutrição nasceram há pouco tempo e, como em muitas outras áreas do saber, existem ainda muitas dúvidas. Quem escreve deve dar a sua opinião e colocar os seus argumentos na mesa de forma ordenada.
Pretende-se sentido ético. Quando sentirmos que o objectivo está situado para além daquilo que entendemos como divulgação científica não vamos hesitar e chamaremos a atenção.
Pretende-se também algum prazer. Da ironia, do sentido de humor, da boa escrita, dos temas interessantes, da mais valia que trouxeram ao nosso dia-a-dia.
Esperamos agora que os visados entendam que este espaço experimental é um pequeno e muito modesto contributo para a melhoria dos conteúdos. Nada mais. Esperamos todos "crescer" nesta troca de opiniões, neste debate...

Sem comentários: