15.2.04

Escrever sobre alimentação implica responsabilidade - II

Apanho diversas frases soltas do artigo "A revolução na nossa mesa" publicado na Revista Focus nº 225 de 2004 assinado por Patrícia Correia Branco:

" Então o melhor é usar apenas azeite e vinagre que, apesar de terem muitas calorias, são consideradas gorduras saudáveis".

"A dieta mediterrânica... é rica em proteínas, vitaminas e outras substâncias essenciais..."

O vinagre obviamente não é uma gordura. Quanto à dieta mediterrânica poderemos acrescentar que se trata de um padrão alimentar onde está presente o azeite como gordura central. Os produtos hortícolas, as frutas e os cereais abundam, assim como as leguminosas (feijão, grão, lentilha...) que são muito frequentes. O vinho ou o chá bebe-se ocasionalmente a acompanhar as refeições. A carne e o pescado consomem-se com bastante moderação. Este padrão alimentar com grande recurso aos produtos vegetais e promotor de uma grande frugalidade, fornece uma grande quantidade de substâncias protectoras, gordura e hidratos de carbono de grande qualidade. Ao contrário dos padrões alimentares dos países do Norte da Europa, a quantidade total de proteína é moderada ou até baixa. Isto não impede as populações que praticam este regime alimentar de terem grande longevidade e menor prevalência de doença oncológica e cardiovascular. Para saber mais sobre este assunto aconselho a visita de um espaço na net dedicado ao assunto.





Sem comentários: