31.3.07

Uma boa Páscoa



"É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa especialmente os ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa) são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de Eostre que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos pagãos germânicos. Contudo, já os persas, romanos, judeus e armênios tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. Este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera"

Inicialmente os Ovos de Páscoa não eram para comer, mas esta sociedade pró chocolate tratou de os fazer mais apetitosos!
Retirado da Wikipédia

1 comentário:

Manela e Susana disse...

De facto o ovo é usado na Páscoa pelo seu simbolismo de vida e nascimento.
E vejamos como a Páscoa se caracteriza pela presença constante dos ovos, quer como parte integrante da confecção de receitas ligadas a esta época, como o pão-de-ló ou o folar, mas também como alimento isolado.
Antigamente, no nosso país, mandavam os costumes que os ovos fossem oferecidos, ainda crus, ao padre, aquando das visitas pascais às casas das famílias da paróquia e, actualmente, é ainda quase que obrigatório não faltarem os ovos tingidos ou decorados como enfeites para a mesa neste dia.
Os ovos de chocolate tratam-se de uma invenção relativamente recente, segundo se consta com origem em França, no século XIX.
Mas o fundamental é a continuação destas tradições e estou certa que muita gente, apesar de as festejar, desconhece os seus significados, por isso acho muito interessante a referência a este assunto!
Uma boa Páscoa para todos!