11.3.07

Escrita sobre vinhos


Nunca percebi como se escreve sobre as qualidades de um vinho. E a minha dificuldade ainda é maior quando sobre o mesmo vinho (neste caso o Quinta do Monte D'Oiro, 2000 reserva), se escrevem coisas tão diversas. Efeitos do etanol ?

"Fresco e floral. Alfazema, fruto de cereja, chocolate, especiarias várias, toque de cabedal. Fino, fresco e muito equilibrado na boca, nada em excesso. O vinho sobrepõe-se à barrica que está muito bem integrada, sólidos e duradouros taninos e um longo final especiado.”

João Afonso, Anuário de Vinhos 2004, Set 2003



"Fiquei entusiasmado. Julguei-o complexo, difícil de definir, com toques de especiarias, de alcaçuz, de bala de café, algo de animal e muita fruta.

Saul Galvão, Gula ("O gourmet que faz vinhos"), Ago 2004


O aroma é rico, com notas de frutos pretos, de alcatrão, de especiarias e de excelente madeira, bem integrada no conjunto. Na boca é uma delícia, primando pela concentração de taninos bem maduros e secos, que fazem lembrar o gosto do chocolate preto, pelo equilíbrio, onde nada destoa do conjunto, pela complexidade, fruto da riqueza de aromas retronasais, e pelo seu final longo e inebriante.”

Virgílio Loureiro, Clube de Vinhos ("Novidades do trimestre"), Continente, Nov 2003


“As notas apimentadas típicas da Syrah combinam com aromas de frutos negros maduros e de alperce. Anis, baunilha, fumo e bálsamo, reveladores de madeira muito fina e bem dominada. Na agitação emergem flores e terra. A boca amplia o nariz, revelando um vinho de corpo amplo e com longevidade promissora dada a panóplia de taninos. O fim de boca é longo, persistente e sem individualismos.”

Aníbal Coutinho, Evasões ("Carta de Vinhos"), Abril 2004

3 comentários:

Ana Ribeiro disse...

Após ler as descrições, fico com a impressão, que estes enólogos estão a descrever vinhos diferentes! Ou o vinho é tão rico em sabores e aromas que cada crítico só capta alguns, ou é mesmo o teor alcoólico que proporciona estas tão díspares descrições!

Pedro Graça disse...

Cara Ana,
agora mesmo só provando.Depois de o adquirir sugere-se segundo os especialistas:

Como entrada

Caracóis mitra riscados e caracoletas das pedras guisados em batatinha, assados em pau de orégão e panados em manteiga de tomilho
Depois...
Salmonete de Sagres assado com rolha de toucinho alto de Estremoz I.G. sobre talhadas de Cabeça de Xara de porco bísaro
ou
Alcatra de coelho-de-olho preto assada, com pele de dobrada favos-de-mel, esparregado e batatinha
e como sobremesa:
Fatia de bolo de azeite ribatejano D.O.P., seu sorbet e mousse de chocolate, com azeitonas galegas confitadas e crocantes

Bom apetite

Ana Ribeiro disse...

As sugestões parecem me um pouco complicadas...Sugeridas pelos especialistas para serem confeccionadas por especialista, ou pelo menos por alguém mais especialista que eu!