21.2.06

Pânicos e ambiguidades próprias das coisas novas

A ambiguidade própria da ciência é por vezes a maior amiga do pânico ou então os jornalistas são pouco sensatos ao escreverem o que escrevem. Lendo a frase abaixo indicada, qual destas afirmações subscreveria ?

In Público - Dossier Gripe das Aves

"A Agência Europeia de Segurança Alimentar (AESA) anunciou hoje que "não há provas que sugiram, até à data, que a gripe das aves possa ser transmitida aos humanos através do consumo de alimentos" derivados das aves. Ainda assim, a agência europeia sublinha a necessidade de se cozinhar bem os alimentos.

De acordo com a agência da União Europeia dedicada à segurança alimentar, não há dados que corroborem que haja perigo para a saúde pública no consumo de carne de aves ou ovos. Assim, a AESA, sedeada em Parma (Itália), indica que não haverá alterações aos conselhos vigentes relativamente ao consumo de produtos aviários, embora avise que a possibilidade de tal acontecer não poder ser excluída.

A agência europeia volta a frisar, em comunicado, a importância de se cozinhar bem a carne e os ovos, para proteger os consumidores de quaisquer intoxicações alimentares, conselho que já se aplicava antes da crise sanitária da gripe aviária e que agora é reforçado. A exposição destes alimentos a elevadas temperaturas, de qualquer forma, "neutralizaria o vírus [da gripe das aves] e eliminaria este risco potencial".

Sem comentários: