22.2.06

De novo a ambiguidade

Mais uma notícia sobre a gripe das aves que não deixa os consumidores sossegados.
Carne de frango segura em Portugal
A Direcção-Geral de Veterinária (DGV) reafirma não existir qualquer problema em consumir carne de frango em Portugal. O director-geral de Saúde explicou como é que o vírus mais perigoso da gripe das aves pode vir a tornar-se contagioso entre humanos, o que ainda não acontece.

TSF 19:50 / 22 de Fevereiro 06

A carne de frango é segura em Portugal. A garantia foi avançada no Parlamento pelo director-geral de Veterinária, Agrela Pinheiro, que fez esta quarta-feira uma sessão de esclarecimento aos deputados.

«As carcaças que consumimos passam por um matadouro. A inspecção sanitária é do Estado e todos os animais que passam na linha de abate são sujeitos a uma inspecção, um a um»,garantiu.

O responsável salienta, assim, que os consumidores portugueses podem confiar na segurança alimentar dos produtos nacionais, mas realça que o cenário pode tornar-se mais problemático.

«A possibilidade de acorrer a todas as situações num cenário mais complexo depende da capacidade de detecção precoce da doença. É evidente que atacar vinte focos é mais difícil do que apenas um», afirmou.

De qualquer forma, Agrela Pinheiro adiantou que estão a ser tomadas todas as medidas possíveis para prevenir o pior e já estão operacionais 47 equipas, de veterinários e técnicos auxiliares, para proceder ao abate de aves caso se venha a justificar.

Para além deste profissionais, o director-geral de Veterinária explicou que, em caso da situação se complicar, será preciso contar com a colaboração de uma «rede de médicos veterinários municipais para fazerem o exame das diferentes explorações».

Pergunta simples na cabeça do cidadão que não acredita na omnipresença dos inpectores veterinários nem nos sistemas de controlo: A carne que consumimos em casa se estiver contaminada pode transmitir a doença aos seres humanos ?

Sem comentários: