5.5.05

Comunicar o álcool

Diversos trabalhos científicos têm demonstrado algumas vantagens do consumo moderado de bebidas alcoólicas, vantagens que são pontuais e observadas em casos especiais, não sendo generalizáveis para toda a população. No geral, o álcool é uma substância que pode causar adição (tal como uma droga) sendo causa importante de morte e invalidez entre nós. Segundo o IML, quase metade (47,7 %) dos condutores Portugueses mortos em acidentes em 2004 acusaram na autópsia uma taxa de alcoolemia superior a 0,5 g/l de sangue.

Posto isto, e como matéria de discussão, a forma como se comunica e publicita o álcool é muito "profissional" e efectiva. Aqui fica um excerto do site da Associação Portuguesa dos Produtores de Cerveja (APCV)

"CERVEJA PODE SER COMPLEMENTO NUMA DIETA SAUDÁVEL
Apesar das matérias-primas a utilizar na produção de cerveja estarem bem definidas na legislação – água, malte de cevada, outros cereais (maltados ou não) e lúpulo, qualquer cerveja contém mais de 400 compostos, que conferem a esta bebida propriedades nutricionais e funcionais."
(...)
"CERVEJA COM MODERAÇÃO É BENÉFICA PARA O CORAÇÃO
O consumo moderado de cerveja diminui o risco de doenças cardiovasculares e não contribui para a obesidade, concluíram dois estudos da Universidades de Londres e do Porto, apresentados em Lisboa no dia 14 de Julho."
(...)
Apesar dos esforços de marketing, o número 47,7 % não me sai da cabeça...

2 comentários:

Anónimo disse...

...E já que se fala em legislação gostaríamos de louvar o novo código da estrada por agravar as coimas a quem conduz com excesso de alcoól!
É grave colocar em risco a própria vida, mas a dos outros é ainda mais grave. Apesar do número "47,7%", a realidade deve ser ainda mais asustadora. Provavelmente, se analisassemos as causas dos acidentes, verificaríamos que muitos mais acidentados estavam (indirectamente) relacionados com o alcoól...

Já agora, gostamos muito de ver meninos irresponsáveis que levaram carro para as noites da queima(e beberam demais) parados numa operação stop levada a cabo pela brigada de trânsito!
Ou se bebe, ou se conduz!:)

Anónimo disse...

ups...é álcool e não "alcoól",como escrevemos no anterior comentário

Colegas nutricía o que querem exactamente dizer com alterar a legislação? Referem-se a alterar a legislação ao nível da publicidade ou alterar directamente ao nível do consumo de álcool?
Apesar do álcool poder causar adição, conforme sabemos,não nos podemos esquecer da nossa herança cultural, gastronómica...E obviamente das empresas de bebidas alcoólicas que constituem parte importante da nossa economia...