4.4.05

Texto da Semana - Chocolate preto controla diabetes e tensão alta...

O MNI-Médicos Na Internet continua a debitar pérolas como esta. Acham que informa ou desinforma ? Eu tenho uma ideia clara sobre este 24 horas do jornalismo médico.


Chocolate preto controla diabetes e tensão alta......mas engorda
(Bloginhos este é o texto da semana)

"Se cada vez que trinca um chocolate fica com remorsos, esta notícia vai ajudá-lo a aliviar esse stress. Tudo porque, segundo um estudo da Universidade de L''Alquila, em Itália, comer chocolate preto pode ajudar a controlar a diabetes e a tensão arterial.
O estudo, feito com 15 pessoas, verificou que comer 100 gramas de chocolate preto diariamente, durante 15 dias, provocou uma queda de tensão arterial.
A equipa de investigadores também comprovou uma melhoria na capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, o que é um problema para os diabéticos. No entanto, comer a mesma quantidade de chocolate branco não teve qualquer efeito, de acordo com os cientistas.
No artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os cientistas dizem que o antioxidante _denominado flavanol _ é o responsável pelo efeito, dado que neutraliza as substâncias potencialmente danosas para às células, conhecidas como radicais livres.
Apesar dos benefícios do chocolate preto, o investigador Cláudio Ferri, no entanto, alerta as pessoas para que tenham cuidado com o consumo de chocolate. «O chocolate preto contém antioxidantes, mas também muita gordura e muitas calorias», explicou.
«As pessoas que querem adicionar chocolate à dieta precisam retirar quantidades equivalentes de calorias, reduzindo outros alimentos, para evitar ganhar peso.»
Num artigo na mesma edição do jornal, o nutricionista Cesar Fraga, da Universidade da Califórnia, disse que os resultados ligados à tensão arterial parecem ter credibilidade.
Outros alimentos ricos em flavanol, como o chá e o vinho, têm efeitos semelhantes sobre a tensão arterial. «A identificação de alimentos saudáveis e a compreensão de como os componentes dos alimentos influenciam a fisiologia vai ajudar a melhorar a saúde da população», acrescentou.
Amanda Vezey, especialista em diabetes no Reino Unido, destacou à BBC que o estudo é pequeno, mas mesmo assim, interessante. «As pessoas com diabetes podem comer chocolate preto com moderação, como toda a gente».
«No entanto, recomendamos às pessoas com diabetes que tenham uma dieta balanceada, com pouca gordura, pouco sal e açúcar, muitos legumes e frutas, combinado com exercícios regulares para ajudar a controlar a doença.»"

1 comentário:

Pedro Graça disse...

Este artigo podeser encontrado em: http://www.ajcn.org/cgi/content/full/81/3/541?maxtoshow=&HITS=10&hits=10&RESULTFORMAT=1&andorexacttitle=and&andorexacttitleabs=and&fulltext=chocolate&andorexactfulltext=and&searchid=1112710749326_5494&stored_search=&FIRSTINDEX=0&sortspec=relevance&journalcode=ajcn. Cumprimentos de Hugo e Tiago