18.4.05

Escrever simples

Rima Rudd é professora na Universidade de Harvard, Boston e escreveu recentemente um artigo que vale a pena ler sobre a necessidade de escrever de novo ("Rewriting") muitos dos textos sobre saúde destinados ao grande público. Segundo ela, muitos dos textos produzidos nesta área são de difícil compreensão para a maioria da audiência. Nos EUA, 46 a 51 % da população adulta tem dificuldade em ler materiais escritos, daí esta necessidade. (Em Portugal poderão ser ainda mais ?)Assim, em vez de se produzirem novos textos, não será mais fácil olhar para estes documentos, localizar os problemas e tentar a sua correcção ? Ao longo do artigo, explica-se o processo com diversos exemplos práticos. Aceitam-se comentários.

Já agora, que tal aplicar este método à maioria dos pequenos textos que acompanham os medicamentos? Estas bulas são muito importantes para a correcta utilização dos medicamentos. Contudo, e em muitos casos, são quase indecifráveis para a maioria dos utilizadores. O facto de estes documentos serem impenetráveis aumenta o poder dos decifradores... Será este o objectivo, será mero descuido ou existem outras razões que me escapam ?

(Caros bloguinhos, como já devem saber, durante esta semana o nosso trabalho vais ser olhar para o texto central que acompanha a Roda dos Alimentos e reformulá-lo de acordo com os conceitos da Plain Language. Podem colocar nos vossos blogs as partes originais e as corrigidas,lado a lado.)

Sem comentários: