20.3.05

Espaço público e o livro de José Gil

Em tempo de Páscoa recomendo a leitura do livro do filósofo José Gil "Medo de existir" um já best-seller, à luz de dois textos que aqui comentámos.
Segundo o autor "Trinta anos depois do estabelecimento da democracia como funciona o espaço público em Portugal? A contatação é a de que não existe. Está por fazer a história do que, nesse plano, se abriu e quase formou durante os anos »revolucionários» do pós-25 de Abril, para depois se fechar, desaparecer e ser substituído pelo espaço dos média que, em Portugal, não constitui um espaço público.
Como definir esse espaço aberto de expressão e de troca, essencial para que a liberdade e a criação circulem num campo social ? Determinemos primeiro como se manifesta a sua ausência na sociedade portuguesa.
Não há debate político:nem sequer na televisão que cria um espaço artificial, com regras predeterminadas que limitam a espontaneidade das intervenções, o acaso, e a participação desse «fora» que faz toda a riqueza da espressão pública."

Nos textos sobre a Segurança alimentar, o espaço público de debate deste problema é levantado pelos média, e neste espaço apresentado e discutido, sem que no espaço público existe um tão amplo debate. Quanto à educação alimentar, o seu espaço tem vindo a ser ganho pela índustria alimentar sem que exista um espaço público para debater a veracidade das afirmações proferidas e o sentido ético de algumas campanhas. Faz falta um espaço público de debate destas questões onde os nutricionistas e outros interessados possam participar. Este blog no ciberespaço é apenas o início deste espaço público. O que acham ?

Sem comentários: