10.4.07

Páscoa confusa


Depois de tanto chocolate Pascal eis que chega a informação via "Público" de que o chocolate pode contribuir para baixar a pressão arterial mas ao mesmo tempo é rico em gordura. Ou seja artérias mais obstruídas mas menos tensas. Quando a informação chega assim nua e crua a confusão cresce ainda mais na população. Não existe uma política do jornal para a divulgação científica ou uma opinião externa sobre estes trabalhos, para contextualizar a informação?


"Dirk Taubert e os seus colegas do Hospital Universitário de Colónia (Alemanha), que descobriram efeitos benéficos para a pressão arterial no chocolate e no chá, publicaram as suas conclusões na revista "Arquivos de Medicina Interna", uma das publicações da Associação Médica dos Estados Unidos.

Os investigadores analisaram dez experiências publicadas anteriormente sobre os efeitos do cacau e do chá na pressão arterial.

Cinco estudos realizados a 173 pessoas mostraram que os que consumiram cacau ou chocolate tinham, em média, uma pressão sistólica 4,7 milímetros de mercúrio mais baixa e uma pressão diastólica em média 2,8 milímetros de mercúrio mais baixa do que aqueles que não consumiram esses alimentos.

Os estudos efectuados a 343 pessoas que consumiram chá mostraram, em contrapartida, que não há relação entre a infusão e a pressão arterial."

Os investigadores de Colónia advertiram que as conclusões do seu estudo não devem ser tomadas como uma recomendação para consumir mais chocolate como método para baixar a pressão sanguínea, dado o teor rico em gorduras e açúcares da maioria destes produtos.

Sem comentários: