28.2.07

De quem é a culpa?


A discussão acendeu-se no Reino Unido em torno de serem os pais os culpados pela obesidade dos seus filhos e de serem punidos directa ou indirectamente por esse facto. A Sky News criou um blog sobre esse tema.Interessante ver como reagem os cidadãos ingleses a esta questão. Um blog também pode ser uma janela da sociedade.

26.2.07

Gastronomica

Ainda a propósito de filmes e alimentação. Chama-se Gastronomica - The Journal of Food and Culture e é editado pela University of California Press. Tem uma excelente lista de filmes onde a alimentação é rainha.
Para além da genialidade dos textos, entre o poster mais recente do DVD e o original, passaram alguns anos e muita coisa mudou, em especial no ataque ao tabagismo. Ora confirmem como a marca desapareceu.

Pulp Fiction (1994)



--------------------------------------------------------------------------------
Vincent: And you know what they call a... a... a Quarter Pounder with Cheese in Paris?
Jules: They don't call it a Quarter Pounder with cheese?
Vincent: No man, they got the metric system. They wouldn't know what the fuck a Quarter Pounder is.
Jules: Then what do they call it?
Vincent: They call it a Royale with cheese.
Jules: A Royale with cheese. What do they call a Big Mac?
Vincent: Well, a Big Mac's a Big Mac, but they call it le Big-Mac.
Jules: Le Big-Mac. Ha ha ha ha. What do they call a Whopper?
Vincent: I dunno, I didn't go into Burger King.
----------------------------------------------------------------------------------

Vicent Vega - John Travolta
Jules Winnfield - Samuel L. Jackson
Guião - Quentin Tarantino

Cinema e alimentação


O cinema e a alimentação têm uma relação já longa. A provar este interesse crescente estão as publicações e aulas de Cristina Bragaglia sobre este tema. Cristina Bragaglia é professora de História do cinema na Universidade de Bolonha - Dipartimento di Italianistica. E-mail: cristina.bragaglia@unibo.it. Dirige a revista electrónica: «Film / letterature» (. Para além destas actividades é responsável pela disciplina de "Cinema e Alimentazione" no Mestrado de "Storia e cultura dell’alimentazione" concedido em conjunto pela Universidade de Bolonha,Tours e Barcelona. Este tema daria um excelente blog. Interessados ?

Comunicação e refrigerantes - Uma história de Hollywood em noite de Óscar


Entre 1982 e 1989, a Coca-cola controlava 49 % das acções da Columbia Pictures, uma das maiores produtoras de Hollywood. Os filmes da Columbia passaram a associar a Coca-cola a personagens positivas, enquanto a concorrente Pepsi, ficava associada aos maus da fita. Em "Missing" de Costa-Gravas, Jack Lemmon, o herói que procura o filho raptado pelos soldados do ditador chileno Augusto Pinochet aparece diversas vezes com uma garrafa de Coca-cola nas mãos enquanto que o estádio onde estavam os soldados de Pinochet estava recheado de máquinas e posters da rival Pepsi.

Eduardo Geada em "O audiovisual e a publicidade na sociedade de consumo".

21.2.07

Fighting for Bloggers' Rights

Nesta página o activismo pelos direitos de quem produz um blog é admirável. Vale a pena entrar. E em especial, ler as importantes questões sobre os direitos de autor na blogosfera.

20.2.07

Mascotes, pequeno-almoço e comunicação


Espero que tenham gostado da apresentação deste tema. Entretanto podem dar um salto ao sítio do Frosties. No Sigarra podem também encontrar um resumo da excelente apresentação feita pela Dra. Ana Côrte-Real.

Open Access to Knowledge

O movimento Open Access to Knowledge é uma iniciativa que vem sendo desenvolvida com o objectivo de tornar a literatura científica disponível por meio do acesso livre. A Declaração de Berlim é um manifesto, onde os cientistas expressam o seu empenho em divulgar a ciência que produzem de uma forma livre. Com a internet e a substituição do papel esta possibilidade aumentou. Mas não é a produção de conhecimento uma riqueza? E tornar uma riqueza acessível a todos não é uma utopia?

17.2.07

Comunicação e calorias


Depois das dietas yo-yo, surge o telemóvel yo-yo que utiliza a energia produzida pelo movimento do corpo para carregar as suas baterias, tal como alguns relógios.
Mais actividade, melhor ambiente e eventualmente menos peso. Que disse que os franceses da Modelab não são fantásticos ?

15.2.07

Quando um evento é uma oportunidade de comunicação

A organização de um congresso, conferência ou simples encontro científico e a sua promoção junto de quem interessa baseia-se numa determinada metodologia de comunicação. Metodologia complexa, a qual, para ser implementada com sucesso deve ter o apoio de profissionais. Vejam aqui um evento interessante e bem promovido.

Um bom espaço de informação

O jornal Público aloja no seu site um espaço de divulgação sobre Peso e Actividade física com muita qualidade de conteúdos e também do ponto de vista do arranjo gráfico. A ver para os interessados neste tema.

12.2.07

Motivações para começar

A blogosfera pode ser um espaço de causas. Pela boa alimentação (o que é?), pelo combate a uma doença como a diabetes, por um planeta mais sustentável, pela reciclagem de embalagens para alimentos... Inspira-te aqui na Change.org

Razões para começar

Quais as razões para um estudante de jornalismo ter o seu próprio blog ? E para um Nutricionista ? Sugiram 10 razões. Poderemos começar por nos inspirar aqui.

11.2.07

Bem vindos

Bem vindos a este espaço que agora também é vosso. Este blog aloja a partir de hoje diversos projectos novos. O objectivo é proporcionar a alunos "finalistas" da Licenciatura em Ciências da Nutrição da FCNA - Universidade do Porto e portanto, futuros nutricionistas, um espaço público de discusão sobre a comunicação em nutrição, desde a publicidade à educação alimentar, passando pela divulgação científica. Comunicar eficazmente sobre aquilo que sabemos é uma obrigação ética dos profissionais de saúde. Para que tal aconteça torna-se necessário praticar, praticar, praticar e reflectir.

Espero que aproveitem e também se divirtam, remexendo nas palavras e olhando para este mundo fascinante da comunicação.

Espero também que este espaço sirva de inspiração para fazer uma ponte necessária entre a alimentação - acto básico de todas as espécies e as artes da comunicação (onde me permito colocar a pintura,a música, o cinema...) - acto final da evolução.

Comunicar em Nutrição: Introdução

A comunicação sobre assuntos de nutrição e alimentação deve ser simplificado mas não é simples.
A comunicação sobre assuntos de nutrição e alimentação não deve complicar mas é complexo.