tag:blogger.com,1999:blog-63573712024-03-23T18:18:45.881+00:00escritanamesaTrata-se de um espaço de crítica sobre nutrição nos media portugueses e das relações da alimentação com o nosso bem estar, arte e sociedade. Este espaço insere-se num projecto mais vasto em colaboração com os alunos da disciplina de Comunicação da licenciatura em Ciências da Nutrição da Universidade do Porto.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.comBlogger230125tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-50066027902916161872008-04-30T09:34:00.002+01:002008-04-30T09:49:16.812+01:00O sitio de Chris Jordan é mesmo a não perder explorando as questões do consumo excessivo de alimentos e outros.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-30902660266132024002008-02-25T18:08:00.003+00:002008-02-25T18:22:30.070+00:00Bem vindosA todos os alunos do 1º Ano da disciplina de Comunicação, sejam bem vindos.Este blog é sobre a nossa capacidade de expressão que começa na escrita e termina na oralidade. Bons trabalhos e boas escritas.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-33197295272544339142007-12-02T22:29:00.000+00:002007-12-02T22:32:25.668+00:00Como comunicar sobre o risco ?Comunicar sobre questões mais complexas, nomeadamente sobre temas onde existem dúvidas é uma das tarefas dos nutricionistas. Como comunicar sobre o risco ?Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-15832805682822435012007-12-02T21:38:00.000+00:002007-12-02T21:46:30.460+00:00Do simples para o complexo...devagar.Imaginem que uma criança do 6º ano ouve falar pela primeira vez em determinados conceitos que tem dificuldade em compreender logo. Teremos de ir devagar, do simples para o complexo. Será qualquer coisa como:35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV34P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4CONS3GU3 F4Z3R CO15451MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O!NO COM3ÇO 35T4V4 M310COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-8224288840874740882007-11-27T08:49:00.000+00:002007-11-27T08:51:07.277+00:00Muito interessanteUm sítio a visitar para quem anda com falta de ideias sobre o que fazer no trabalho da educação alimentar.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-85402574423502640092007-11-27T08:46:00.001+00:002007-11-27T08:48:07.585+00:00Desporto, alimentação e educação alimentar IPedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-21880535885530535572007-11-27T08:36:00.000+00:002007-11-27T08:42:04.662+00:00ManifestoSe deixaram passar aqui fica uma parte. O resto podem encontrar aqui.1. IN SCHOOLS: Make cooking and life skills classescompulsory for ALL kids so they learn about food andgood eating habits while they’re young.2. FOR TEACHERS: Recruit and train new cookeryteachers, otherwise the new right that kids have tocookery lessons just isn’t going to happen.3. FOR HEADS: Empower heads to make every Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-57109895912373785192007-11-27T08:27:00.000+00:002007-11-27T08:33:46.323+00:00Jamie OliverAlguns cozinheiros mantêm blogues ou sitíos de grande qualidade. No caso deste Chef inglês vale a pena ver a área reservada à educação/intervenção alimentar nas escolas. A educação alimentar passa muito pelo fazer e experimentar. Com o apoio de cozinheiros algumas sessões poderiam tornar-se realmente interessantes para as crianças. A pensar.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-15703860826114510822007-11-27T08:24:00.000+00:002007-11-27T08:27:25.549+00:00Em formaReparei que alguns blogues continuam bastante activos apesar de este final de semestre estar a ficar muito cansativo. Parabéns. Pode ser um bom augúrio para que no próximo semestre alguns blogues continuem activos.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-1680512429411254042007-11-18T18:25:00.000+00:002007-11-18T18:57:02.328+00:00Guião IIMais uma ajuda, apesar de não ser directamente na nossa área. E outra.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-62153454857777984512007-11-18T18:13:00.000+00:002007-11-18T18:24:54.217+00:00Guião IUm guião de Educação do Consumidor com um capítulo dedicado à Alimentação. Mais uma ferramenta interessante para apoiar o nosso trabalho.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-36455140488801406452007-11-18T08:23:00.000+00:002007-11-18T16:13:20.678+00:00Curiosidade de DomingoDeixo-vos o link sobre os Blogues mais lidos/vistos em Portugal durante o mês de Setembro de 2006. E também um concurso para premiar os melhores blogues. Vejam os critérios para definir um "bom" blogue.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-83994809007611077202007-11-09T11:30:00.000+00:002007-11-09T11:32:47.629+00:00Manual de Educação AlimentarA FAO tem on-line um manual de educação alimentar interessante, apesar de um pouco antigo. A ler através do blogue Just be Cat que nos chamou a atenção.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-32277047921362440332007-11-08T22:41:00.000+00:002007-11-11T22:45:42.820+00:00Educação alimentar de qualidadeAqui podemos observar quatro exemplos de qualidade na área da educação alimentar. O primeiro do Departamento de Agricultura Norte-Americano (USDA). O segundo também. Um terceiro caso de uma empresa na área. O quarto exemplo é canadiano, mas de muita qualidade também. Um outro ainda.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-45581801068099324172007-11-04T08:31:00.000+00:002007-11-04T09:41:01.666+00:00Put a Little Sunshine In Your MouthAproveitei o fim-de-semana para passear pelas inúmeras ideias lançadas pelos blogues alojados no escritanamesa. É realmente interessante e divertido ver tanta gente a pensar e bem sobre a comunicação em alimentação. Alguns posts são realmente originais e lançam excelentes pistas de discussão. Aproveitem a vossa energia criativa. Entre muitas coisas que valeria a pena citar, o Vitaminix apresenta Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-84373321245927854322007-11-01T22:50:00.000+00:002007-11-08T10:42:08.804+00:00A partir deste mês somos nós a criar a mensagem e não apenas a analisar o que os outros produzem !Começamos gradualmente com os Case Study "Five a Day" e "Beneo". No novo site do Programa Five a Day podem encontrar material de muita qualidade e algumas ideias para a construção de sessões de educação alimentar.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-32108687092736237592007-11-01T22:47:00.000+00:002007-11-01T22:49:25.349+00:00A propósito de líquidos e belezaUm vestido feito de água com a marca G2BPedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-11138236259379584602007-11-01T22:23:00.000+00:002007-11-01T22:39:24.020+00:00E se os refrigerantes se dedicassem ao negócio da beleza ?E se os refrigerantes entrassem no negócio da beleza ?Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-36047381727038820872007-11-01T22:17:00.000+00:002007-11-05T22:45:01.590+00:00Media SmartO programa media smart foi ontem lançado em Portugal . E as críticas já começaram. O que acham ?(P.S E eu a pensar que tinha sido original quando um "certo blogue" já tinha apresentado este assunto antes...as minhas desculpas às autoras)Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-68327280126510629722007-10-30T17:50:00.000+00:002007-10-30T18:09:52.831+00:00Simplificação, complexificação ?Desde sempre, quem comunica sobre alimentação e nutrição, teve como objectivo explicar conceitos complexos de forma simples. A Roda dos alimentos é disso exemplo. Mais recentemente, surgiram alguns símbolos que deveriam permitir ao consumidor fazer escolhas sensatas no mundo cada vez mais complexo da alimentação. São exemplos, o Programa Escolha Saudável da Fundação Portuguesa de Cardiologia, o Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-47934555367876590812007-10-26T15:19:00.000+01:002007-10-30T17:50:13.261+00:00A questão da semanaConhece quem comunica bem sobre alimentação tendo como objectivos de comunicação - Dar a conhecer, Fazer gostar do produto, Fazer agir...? . Esta questão permanece por mais tempo devido ao feriado de 1 de Novembro. Mas existe muito mais para comentar. Ver posts acima e abaixo...Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-17672868558626271462007-10-25T23:04:00.000+01:002007-10-26T09:29:34.579+01:00Educação alimentar ?E o que pode acontecer quando uma companhia multinacional que vende chocolates e produtos destinados a lidar melhor com o excesso de peso lança este vídeo educativo ?.Estará a UNILEVER a ser hipócrita ou é apenas um serviço que presta à sociedade? Para meditar e comentar nos vossos blogues...Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-13010146579964235322007-10-25T22:27:00.000+01:002007-10-26T15:24:00.047+01:00Logo é comunicaçãoElements that help in making Logos famous- Logo design should be simple and should not create confusion.- Should follow the designing principles of color, form, consistency and clarity.- Should be effective in full colors as well as in black and white.- Should not lose its look and feel if reproduced on different objects.- Should be able to project company’s image, strength and integrity.Pepsi Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-30862390595323817602007-10-25T22:12:00.000+01:002007-10-25T22:14:33.683+01:00Em Itália querem controlar os BloguesPara ler no El País como em Itália o Governo Prodi que controlar o poder crescente dos blogues.Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com1tag:blogger.com,1999:blog-6357371.post-70521258746084905242007-10-22T23:03:00.000+01:002007-10-25T22:12:47.720+01:00Heidi Klum promove McDonaldsUma figura pública reconhecida pela sua elegância promove uma cadeia de fast-food. Audácia ou falácia ?Pedro Graçahttp://www.blogger.com/profile/16168504455113361993noreply@blogger.com2