29.4.07

Será que a culpa é dos publicitários?



Segundo um estudo publicado no Journal of Neuroscience certas pessoas são particularmente estimuladas por imagens de alimentos e tendem a comer mais.

Com a ajuda da ressonância magnética, os pesquisadores mostraram que os "centros de recompensa" do cérebro de algumas pessoas são particularmente sensíveis à propaganda e às embalagens de alimentos.

Uma resposta neurofisiológica involuntária e exagerada às imagens de comidas desejáveis apresentadas na publicidade torna incrivelmente difícil para algumas dessas pessoas resistirem.

Segundo Ian Campbell, da Universidade de Nottingham e director médico da organização de combate à obesidade “Weight Concern" – “A mensagem é clara. Enquanto indivíduos têm que assumir a responsabilidade de fazer o melhor para controlar o consumo de comidas ricas em gorduras e açúcares, esta responsabilidade tem que ser dividida por fabricantes de alimentos e agências de publicidade."

In:http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2006/05/060517_comidaresistenciaba.shtml

23.4.07

Luta contra a fome e pelo ambiente


O edifício sede da Heifer International fica situado no Arkansas, na cidade de Little Rock. A Heifer é uma organização que luta contra a fome no mundo. O seu edifício sede, construído o ano passado, para além de lindíssimo, consome 55% menos energia do que um edifício normal, tendo ganho o prémio de edifício mais amigo do ambiente em 2007.

" A stated goal that zero water leave the site led to a process of restoring a wetland on an abandoned railroad switching yard that would collect and clean stormwater for reuse. A connection is drawn architecturally between the movement of people and the movement of harvested rainwater. The connection between people and building continues through vertical circulation design and façade fenestration, recycled materials used from on site, and carved breezeways under the building, all interrelated with building systems."

E se um dia todas as casas fossem assim?

10.4.07

Fim de férias


É o Porto que anoitece...
Desde casa, o último dia de férias vivido até ao último pingo de sol.
Bons trabalhos e boa sorte.

Páscoa confusa


Depois de tanto chocolate Pascal eis que chega a informação via "Público" de que o chocolate pode contribuir para baixar a pressão arterial mas ao mesmo tempo é rico em gordura. Ou seja artérias mais obstruídas mas menos tensas. Quando a informação chega assim nua e crua a confusão cresce ainda mais na população. Não existe uma política do jornal para a divulgação científica ou uma opinião externa sobre estes trabalhos, para contextualizar a informação?


"Dirk Taubert e os seus colegas do Hospital Universitário de Colónia (Alemanha), que descobriram efeitos benéficos para a pressão arterial no chocolate e no chá, publicaram as suas conclusões na revista "Arquivos de Medicina Interna", uma das publicações da Associação Médica dos Estados Unidos.

Os investigadores analisaram dez experiências publicadas anteriormente sobre os efeitos do cacau e do chá na pressão arterial.

Cinco estudos realizados a 173 pessoas mostraram que os que consumiram cacau ou chocolate tinham, em média, uma pressão sistólica 4,7 milímetros de mercúrio mais baixa e uma pressão diastólica em média 2,8 milímetros de mercúrio mais baixa do que aqueles que não consumiram esses alimentos.

Os estudos efectuados a 343 pessoas que consumiram chá mostraram, em contrapartida, que não há relação entre a infusão e a pressão arterial."

Os investigadores de Colónia advertiram que as conclusões do seu estudo não devem ser tomadas como uma recomendação para consumir mais chocolate como método para baixar a pressão sanguínea, dado o teor rico em gorduras e açúcares da maioria destes produtos.