23.7.06

Sódio nos alimentos



O cloreto de sódio (sal) em excesso é, provavelmente, um dos principais inimigos da saúde dos Portugueses, contribuindo para o aparecimento de duas doenças devastadoras entre nós, o acidente vascular cerebral e o cancro do estômago. Conhecer os alimentos ricos em sódio e reduzir o seu consumo deve ser uma opção a considerar no combate ao excesso de sal na nossa alimentação. As batatas fritas têm sido e continuarão a ser as más da fita. Mas o que dizer, por exemplo, dos cereais de pequeno-almoço? Nada de alarmes. Lendo os rótulos encontramos alguns com menores teores de sódio. E os tradicionais flocos de aveia com leite têm teores muito baixos de sódio a menos de metade do preço.

Porção pequena de batatas fritas McDonalds

Serving Size: 1 small order / 2.4 oz / 68g
Sodium 135mg

Taça de cereais de pequeno almoço Golden Grahams

Serving Size: 1 cup
Sodium 330mg

21.7.06

Televisão sem publicidade a fast-food


Fernando Botero

O grupo parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) apresentou à Assembleia da República um projecto de lei que visa a regulação da publicidade a produtos alimentares dirigida a crianças e jovens.

O projecto de lei do PEV «visa alertar para o forte impacto da publicidade dirigida a crianças e jovens, que estimula práticas alimentares erradas».

Estou à espera para ver como se comportam os principais partidos face a este provocante projecto de lei,em parte semelhante à proposta legislativa sueca em vigor e em especial quando somos um dos países europeus com maior prevalência de obesidade infantil e quando uma das principais propostas do Plano Nacional de Combate à Obesidade passa pela cirurgia dos grandes obesos... ´

Será esta a solução...? Que o debate comece.

Leituras de Verão à mesa II

Familiar

A ciência não caminha em direcção ao Mistério.
Nem em direcção ao Estranho.
A ciência caminha em direcção ao Familiar.

in Breves notas sobre ciência.
Gonçalo M.Tavares.

18.7.06

Leituras de Verão à mesa I

Penso que Deus deve ter sido um artista brincalhão para inventar coisas tão incríveis para se comer. Penso mais: que ele foi gracioso. Deu-nos as coisas incompletas, cruas. Deixou-nos o prazer de inventar a culinária.

Rubem Alves

Casamento em quintas



A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) encerrou no passado dia 30 de Junho, 10 quintas que prestam serviços de banquetes e fornecimento de refeições, em especial para casamentos. Continua assim a azáfama da ASAE.

Nesta operação “Casamentos em Quintas”, 30 brigadas da ASAE inspeccionaram 35 operadores em todo o país tendo, para além dos 10 encerramentos (2 na região Centro e 8 na região de Lisboa e Vale do Tejo), instaurado 27 processos de contra ordenação (70 autos). A taxa de incumprimento foi de 77 %.

Na minha cabeça continuam as palavras de um amigo que trabalha na fiscalização alimentar: "Espero que as inspecções sejam feitas a um determinado ritmo,pois não podemos fechar metades dos restaurantes do país de uma só vez."