29.5.06

31 de Maio


É o último dia para colocação de posts(para a avaliação). Espero que se tenham divertido. Tenho a certeza que para alguns se juntou o útil da aprendizagem ao agradável da escrita.Confesso que fiquei surpreendido com a qualidade de alguma escrita. Seguindo algumas sugestões, desafio a manterem os blogs durante o período de estágio. Seria uma forma interessante de se manterem abertos os canais de comunicação, numa altura da vida em que as pessoas se afastam fisicamente. O que acham? Demasiado trabalho e pouco benefício. Talvez não... a pensar.

26.5.06

Juramento

JURAMENTO DO NUTRICIONISTA

Prometo que, ao exercer a profissão de nutricionista, o farei com dignidade e competência, valendo-me da ciência da nutrição, em benefício da saúde do homem, sem discriminação de qualquer natureza. Prometo, ainda, que serei fiel aos princípios da moral e da ética. Se eu cumprir este juramento com fidelidade possa merecer os louros que proporcionam a profissão.

Código de Ética - Brasil


A pedido de vários leitores anexo Código de Ética dos Nutricionistas Brasileiros.

16.5.06

Five a Day


"Five a day" é uma campanha para promover frutos e hortícolas que começou na Califórnia, mas rápidamente alastrou para outros locais. A industria alimentar aceitou e utilizou este facto para promover os seus próprios produtos. O que acha ?

Position of ADA: Food and Nutrition Misinformation

Recentemente (Abril, 2006) a ADA lançou uma das suas "tomadas de posição" sobre a má qualidade da informação em nutrição. Trata-se de um excelente alerta para quem trabalha na área. Vale a pena ver as definições de Food fads, Health fraud e Misdirect claims para além das estratégias propostas para comunicar informação de qualidade na área da nutrição.

Ver em ADA reports no site da ADA ou no Journal of the American Dietetic Association, vol 106, nº 4 (Abril 2006).