27.4.05

Comunicar em ciência

Quem comunica em ciência aprende bastante ao ler poesia. A forma de escrever o essencial para passar uma ideia e tornar esse essencial luminoso é uma tarefa que se aprende... também a ler. Como escrever curto e certeiro? Talvez um poeta nos ajude. Recorro a Nuno Júdice, um Senhor poeta sempre luminoso que publicou neste mês de Abril, o seu novo "Geometria variável", na Dom Quixote, como é habitual.

Como se faz o poema
"Para falarmos do meio de obter o poema,
a retórica não serve. Trata-se de uma coisa simples, que não
precisa de requintes nem de fórmulas. Apanha-se
uma flor, por exemplo, mas que não seja dessas flores que crescem
no meio do campo, nem das que se vendem nas lojas
ou nos mercados. É uma flor de sílabas, em que as
pétalas são as vogais, e o caule uma consoante. Põe-se
no jarro da estrofe, e deixa-se estar. Para que não morra,
basta um pedaço de primavera na água, que se vai
buscar à imaginação, quando está um dia de chuva,
ou se faz entrar pela janela, quando o ar fresco
da manhã enche o quarto de azul. Então,
a flor confunde-se com o poema, mas ainda não é
o poema. Para que ele nasça, a flor precisa
de encontrar cores mais naturais do que essas
que a natureza lhe deu. Podem ser as cores do teu
rosto - a sua brancura, quando o sol vem ter contigo,
ou o fundo dos teus olhos em que todas as cores
se confundem com o brilho da vida. Depois,
deito essas cores sobre a corola, e vejo-as descerem
para as folhas, como a seiva que corre pelos
veios invisíveis da alma. Posso, então, colher a flor,
e o que tenho na mão é este poema que
me deste."
Nuno Júdice, Abril 2005

Obesidade infantil

A DECO convida (a entrada é gratuita) e é irrecusável:

"A DECO vai realizar um Seminário - A Obesidade Infantil: uma nova epidemia, no próximo dia 16 de Maio na FLAD (Fundação Luso Americana) em Lisboa.
Este Seminário é uma actividade que resulta da preocupação desta associação em conjunto com um grupo de especialistas e personalidades, em relação ao problema da obesidade infantil. Neste Seminário, esperamos poder analisar e reflectir sobre esta realidade em Portugal e propor iniciativas/medidas que possam contribuir decisivamente para inverter a tendência actual.
Certos do V. interesse, vimos convidar V. Exª para participar nesta iniciativa, enriquecer o debate e contribuir para a discussão de medidas que urgentemente devem ser adoptadas."

Uma ajuda aos bloggers

Para todos aqueles que querem melhorar a sua escrita na net aqui vai um site (ou sítio) muito pedagógico.

26.4.05

Um projecto muito interessante na Madeira

Na Madeira continuam os projectos interessantes na área da Nutrição. Os vários Nutricionistas que lá trabalham estão envolvidos em várias frentes com muita qualidade. Este projecto é na área da Educação alimentar. Uma excelente notícia e um projecto com pernas para andar, também no continente, onde se continua a marcar passo em algumas áreas.Alguém quer comentar ?

18.4.05

Como avaliar a qualidade da informação recebida ?

Como avaliar a qualidade da informação recebida ? Para além das questões da qualidade científica, existem outros formatos para fazer esta avaliação. Um deles é explicado em detalhe no virtual chase. Boas leituras.

Escrever simples

Rima Rudd é professora na Universidade de Harvard, Boston e escreveu recentemente um artigo que vale a pena ler sobre a necessidade de escrever de novo ("Rewriting") muitos dos textos sobre saúde destinados ao grande público. Segundo ela, muitos dos textos produzidos nesta área são de difícil compreensão para a maioria da audiência. Nos EUA, 46 a 51 % da população adulta tem dificuldade em ler materiais escritos, daí esta necessidade. (Em Portugal poderão ser ainda mais ?)Assim, em vez de se produzirem novos textos, não será mais fácil olhar para estes documentos, localizar os problemas e tentar a sua correcção ? Ao longo do artigo, explica-se o processo com diversos exemplos práticos. Aceitam-se comentários.

Já agora, que tal aplicar este método à maioria dos pequenos textos que acompanham os medicamentos? Estas bulas são muito importantes para a correcta utilização dos medicamentos. Contudo, e em muitos casos, são quase indecifráveis para a maioria dos utilizadores. O facto de estes documentos serem impenetráveis aumenta o poder dos decifradores... Será este o objectivo, será mero descuido ou existem outras razões que me escapam ?

(Caros bloguinhos, como já devem saber, durante esta semana o nosso trabalho vais ser olhar para o texto central que acompanha a Roda dos Alimentos e reformulá-lo de acordo com os conceitos da Plain Language. Podem colocar nos vossos blogs as partes originais e as corrigidas,lado a lado.)

5.4.05

Plágio

Uma leitura importante sobre o plágio nas universidades ou aquela coisa "aparentemente inofensiva" para alguns que é copiar parte de um trabalho do colega.

Obs. Plágio é a apresentação de palavras ou ideias de outrem como nossas

4.4.05

Texto da Semana - Chocolate preto controla diabetes e tensão alta...

O MNI-Médicos Na Internet continua a debitar pérolas como esta. Acham que informa ou desinforma ? Eu tenho uma ideia clara sobre este 24 horas do jornalismo médico.


Chocolate preto controla diabetes e tensão alta......mas engorda
(Bloginhos este é o texto da semana)

"Se cada vez que trinca um chocolate fica com remorsos, esta notícia vai ajudá-lo a aliviar esse stress. Tudo porque, segundo um estudo da Universidade de L''Alquila, em Itália, comer chocolate preto pode ajudar a controlar a diabetes e a tensão arterial.
O estudo, feito com 15 pessoas, verificou que comer 100 gramas de chocolate preto diariamente, durante 15 dias, provocou uma queda de tensão arterial.
A equipa de investigadores também comprovou uma melhoria na capacidade do corpo em metabolizar o açúcar, o que é um problema para os diabéticos. No entanto, comer a mesma quantidade de chocolate branco não teve qualquer efeito, de acordo com os cientistas.
No artigo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os cientistas dizem que o antioxidante _denominado flavanol _ é o responsável pelo efeito, dado que neutraliza as substâncias potencialmente danosas para às células, conhecidas como radicais livres.
Apesar dos benefícios do chocolate preto, o investigador Cláudio Ferri, no entanto, alerta as pessoas para que tenham cuidado com o consumo de chocolate. «O chocolate preto contém antioxidantes, mas também muita gordura e muitas calorias», explicou.
«As pessoas que querem adicionar chocolate à dieta precisam retirar quantidades equivalentes de calorias, reduzindo outros alimentos, para evitar ganhar peso.»
Num artigo na mesma edição do jornal, o nutricionista Cesar Fraga, da Universidade da Califórnia, disse que os resultados ligados à tensão arterial parecem ter credibilidade.
Outros alimentos ricos em flavanol, como o chá e o vinho, têm efeitos semelhantes sobre a tensão arterial. «A identificação de alimentos saudáveis e a compreensão de como os componentes dos alimentos influenciam a fisiologia vai ajudar a melhorar a saúde da população», acrescentou.
Amanda Vezey, especialista em diabetes no Reino Unido, destacou à BBC que o estudo é pequeno, mas mesmo assim, interessante. «As pessoas com diabetes podem comer chocolate preto com moderação, como toda a gente».
«No entanto, recomendamos às pessoas com diabetes que tenham uma dieta balanceada, com pouca gordura, pouco sal e açúcar, muitos legumes e frutas, combinado com exercícios regulares para ajudar a controlar a doença.»"

Como esvrever um texto de divulgação científica

No IFIC encontra-se um texto muito interessante sobre as competências a desenvolver para se escrever materiais de qualidade na nossa área. Sugiro leitura.

3.4.05

Acompanhada publicidade a bebidas alcoólicas

A propósito da publicidade às cervejas sem álcool destinadas aos desportistas entre outros (ver post anterior) gostaria de chamar a atenção para a existência de uma Comissão que acompanha a publicidade a bebidas alcoólicas. Claro que esta Comissão não acompanha a publicidade à cerveja sem álcool, visto esta bebida não ser alcoólica, mais se parecendo um refrigerande à base de cevada. In APAN (29-02-2004):

"Acompanhada publicidade a bebidas alcoólicas -Boas práticas

Entraram já em velocidade cruzeiro as actividades da Comissão de Acompanhamento do Código de Boas Práticas na Comunicação Comercial das Bebidas Alcoólicas (Comissão) - constituída pela APAN, APAP, APCV, Viniportugal e ANEBE.
A Comissão assumiu em Fevereiro a análise sistemática da publicidade a estes produtos, na televisão, imprensa e outdoor. (...)
No âmbito da sua função pedagógica, a comissão irá chamar a atenção às entidades que se afastam do espírito do código.
É, no entanto, de louvar que genericamente a publicidade das bebidas alcoólicas é cumpridora. Há no entanto alguns ajustes a fazer que regra geral têm a ver com a introdução da frase "seja responsável, beba com moderação".

A cerveja com responsabilidade social

Os produtores de cerveja à conquista de novos mercados encontraram nas "sem álcool" um novo filão. Os bebedores quando têm de conduzir ou os iniciantes ao consumo como as mulheres e os mais jovens podem assim ir treinando o sabor para novos voos mais alcoólicos. Fidelizam-se novos bebedores e, por outro lado, pode-se assim contornar a lei que impede a publicidade a bebidas alcoólicas na rádio e na televisão entre as 7 e as 22.30. Entretanto é possível às cervejeiras assumirem um papel de aparente maior "responsabilidade social" competindo neste campo com o vinho que não consegue oferecer produtos sem álcool. Ganha-se em várias em frentes. Ou sou eu que estou a ficar cada vez mais irónico e hipócrita... ? Talvez estas empresas não estejam a fazer mais do que a promover o desporto nacional e a possibilitar aos desportistas, a crianças e aos condutores beberem à vontade sem criar grandes barrigas. O que acham ?

In Central de Cervejas :

COM A NOVA ZER0%: SAGRES CRIA SEGMENTO DAS CERVEJAS PARA ATLETAS

Jogadores da Selecção Nacional dão a cara pela nova cerveja

A Sagres Zer0% é a aposta da marca para o segmento de cervejas sem álcool, apresentando-se como a alternativa saudável para quem não dispensa o sabor da cerveja Sagres tradicional e, do ponto de vista desportivo, quer ter uma vida muito activa.
Ideal para desportistas, esta é uma cerveja de puro malte, com um carácter assumidamente refrescante, que combina os benefícios do lúpulo com a ausência quase total de álcool.
A marca Sagres consegue, assim, reafirmar a sua aposta na inovação, adicionando ao portfólio um produto que manifesta a preocupação da empresa ao nível da responsabilidade social.
À venda desde 15 de Março, exclusivamente no formato 33 cl OW, Six Pack. a Sagres Zer0% será comunicada através de uma campanha de publicidade que contará com a participação dos futebolistas Moreira, Hugo Viana e Hélder Postiga, todos eles pertencentes à Selecção Nacional. A campanha representa um investimento de mais de 1 milhão de euros e abrangerá outdoors e spot televisivos e estará no ar a partir de amanhã, 18 de Março.